Assaduras: como prevenir e tratar

Assaduras: como prevenir e tratar

As assaduras são uma das preocupações constante entre as mães de recém-nascidos e bebê de até dois anos. Também conhecidas como dermatites elas deixam a pele dos pequenos irritada, provocando vermelhidão, inchaço, ardência, coceira e dor.  O incomodo é tamanho que as assaduras podem afetar na alimentação e no sono da criança.

A principal causa desta irritação é o contato prologado com fezes e urina, que ainda pode ser agravada por uma infecção causada por bactéria ou fungo, que encontram na fralda - faz aumentar tanto a temperatura quanto a umidade- ambiente propício para se proliferar.

Assim, para evitar a aparição de assaduras, faça trocas constantes de fraldas, utilize algodão e água morna para higienizar a pele do bebê. Em caso de evacuações lave a região com agua corrente e sabonete próprio para bebês. Seque bem a área.

Utilize uma pomada anti-assaduras, ela cria uma barreira de proteção, mas escolha uma que saia facilmente, para não irritar a pele do bebê. Utilize lenços umedecidos apenas quando estiver fora de casa e não tiver como limpar direito.

No caso de surgimento de assadura, diminua o intervalo entre as trocas de fraldas. Deixe mais tempo secando ao ar livre, quando mais tempo sem fralda mais rápido será a cicatrização. Utilize a uma pomada anti-assaduras. Geralmente a assadura é passageira, mas quando não tratada pode evoluir para candidíase ou uma infecção bacteriana, por isso é sempre bom consultar seu pediatra.

                                                                                                                      Por Cinthia Tavares



Leia também: